5 hábitos de consumo em supermercados

1 de Julho, 2022 Vila Economia DICAS

Todas as pessoas que precisam ir ao supermercado diariamente sabem que com o passar do tempo é normal passar a criar hábitos automaticamente, que podem auxiliá-los de alguma maneira.

Devido a nossa constante crise econômica no Brasil, os valores dos produtos em supermercados vêm aumentando cada vez mais, o que preocupa e influencia muito no poder de compra dos consumidores, onde todos procuram fazer suas compras de forma mais econômica e até mesmo acessível.

Mas independentemente do valor alto dos supermercados é indispensável realizar as compras, porque todos nós precisamos de alimento, produtos de higiene, entre outros. E por isso, cria-se os hábitos de consumo, para poder conseguir o que deseja.


1-Comprar online

Devido a pandemia as compras online aumentaram bastante, onde muitas pessoas optaram por seguir com essa “rotina online” para as suas compras. As compras online são mais eficazes para os consumidores, por poderem escolher todos os produtos no conforto da sua casa, além dos preços geralmente serem mais baratos em app de supermercados ou até mesmo pelo Ifood.


2-Verificar ofertas ou ir em dias de promoções

Um hábito muito comum e inteligente das pessoas é irem no mercado em dias específicos de promoção ou ofertas imperdíveis. Isso garante que o valor na compra seja mais econômico do que nos outros dias, podendo até mesmo comprar em atacado para durar mais tempo.


3-Comparar preços

Esse hábito pode ser muito eficaz, mas também pode acabar prejudicando. Comparar os preços muita das vezes irá ajudar no valor na compra, mas geralmente as pessoas optam por comprar algo mais “barato”, mas que no fim é um produto de baixa qualidade ou que não agrada e acabar pagando por algo que nem ao menos gostou. Logo, saindo no prejuízo.


4-Comprar por impulso

Isso é o hábito mais comum que acontece em supermercados, geralmente isso acontece quando está com fome, ou com um dinheirinho a mais. O que acaba levando na compra sem necessidade e sim por vontade momentânea ou desejo.


5-Ir só quando necessário

Muitas pessoas possuem esse hábito de ir apenas quando estiver realmente precisando de um produto ou alimento, que também pode ser um bom hábito para gastar apenas o necessário.


Mas muitas das vezes, quando você fica bastante tempo sem ir, acaba faltando mais coisas do que você imagina e você acaba lembrando somente naquele momento. Nesse caso, acaba gastando mais do que imaginou, diferente de ir semanalmente, que você compraria realmente só o que precisaria.